O alcaide e o aflito

I.

Alcaide:
–“Um castelo de sombras tu olhas de baixo
As torres e a noite num encaixo
Nuvens a rodear tuas pedras
A escuridão quebra as regras
Das leis de luz e júbilo”

Aflito:
–“Oh! Vejo das trevas uma musa
Como um homem viu Medusa
Dançam mortas as serpentes do terror
E petrificam meu amor
Que me matou outrora”

Alcaide:
–“És tolo, refém do amor cruel
Tua vida e destino em carrossel
Roda eterna de dor e confusão
Queres liberdade disto, então?
Lágrimas noturnas te farão revolução”

Aflito:
–“Entro, portanto, de espírito aventureiro
Violado por dores sem cor e odor
Imagino-me curado no fim por inteiro
Neste hospital para servos do amor
E bato na grande porta de ferro”

II.

Alcaide:
–“Seja feita vossa entrada
E ouvirás agora um berro aflito
E num instante teu amor será nada
No timbre e na voz, mistério e mito
Vultos de rostos tristes te recebem”

Aflito:
–“Não mencionares berros do nada
Agora os escuto surpreso e alerta
Cerro punhos no hall de entrada
E tua porta não está mais aberta
A mente arranha”

Alcaide:
–“Fez-se de tu tua primeira lição
O controle é luxo do acaso e só
Planos e fatos, tão nossos, nada são
Tudo o que vês, do sólido ao pó,
São restos daqueles que por aqui passaram”

Aflito:
–“Mas e este fogo e esta lança
Que respiram violentos, arfantes
Tão bonitos como dança
Tão intensos como amantes?
Fale-me da lança e do fogo?”

Alcaide:
–“São parte do jogo, não penses que não
Ensinam mais que livros, se bem usados
Tua segunda lição te darão
Fechando buracos de pulmões perfurados
Que seja feito!”

Aflito:
–“A lança me fura! Por favor, uma atadura!
A coluna estica e dobra, o corpo desmorona
Chão imundo! Superfície fria e dura!
O pensamento embaralha e tudo é uma zona!
Dor maldita que me rouba o sangue!”

III.

Alcaide:
–“Anos se passaram de angústias expostas
Levaste chicotes, facadas, correntes
Subiste montanhas com pedras nas costas
Choraste baixo, um mero indigente
Sofreste.”

Aflito:
–“Sofri. Sofri, pois tu me atacaste
E quebraste as arestas de minha geometria
Andei por florestas em chamas sem hastes
E transei com a agonia da vida fria
Sofri.”

Alcaide:
–“A noite maltratou, pelas sombras foste educado
Agora a escuridão habita o teu lado
A mudança se fez em ti, cumpri o prometido
Devolvo-te um corpo morto e um espírito evoluído
Cresceste.”

Aflito:
–“Cresci. Mas do custo é que me pergunto
Talvez mais valesse voltar defunto
E minha estrada seguirei, sem medo do amor
Sem medo de amar, sem medo da dor
Cresci.”

Deixe um comentário

